CAPACITAÇÃO EM ANÁLISE ABA E TEA PARA CUIDADORES E EDUCADORES
ABERTURA
Oferecemos o curso de capacitação em análise Aba e Transtorno do Espectro Autista (TEA) para cuidadores e educadores com o objetivo de formar profissionais qualificados para o acolhimento das diferenças, preparando-os e instrumentalizando-os para uma ação educativa que possibilite o acesso, permanência e qualidade dos processos de escolarização. Também o curso mostra LGPD, COMPLANCE e a lei dos direitos dos Autista.
MÓDULO 01
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses
MÓDULO 02
ABA é a abreviação para Applied Behavior Analysis. É conhecida também como Análise do Comportamento Aplicada. Muitos definem a aplicação de ABA para crianças autistas como “aprendizagem sem erro”. Basicamente, o ABA trabalha no reforço dos comportamentos positivos.
MÓDULO 03
As práticas saudável de criação de filhos com autismo é Incentivar seu filho modelando e respondendo a esses comportamentos. Exagere seus gestos. Use seu corpo e sua voz ao se comunicar – por exemplo, estendendo a mão para apontar quando você diz “olhe” e acenando com a cabeça quando diz “sim”. Use gestos fáceis de imitar seu filho.
MÓDULO 04
Crianças com TEA podem apresentar problemas de comportamento. Do inglês Applied Behavior Analysis, a ABA é um termo guarda-chuva para uma série de intervenções baseadas na análise do comportamento. Estas intervenções buscam reforçar comportamentos desejados e diminuir a frequência dos comportamentos indesejados. Como Exemplo: Pular, balançar, fazer movi- mentos com os dedos e/ou mãos, fazer careta, bater palmas, entre outros.
MÓDULO 05
Pessoas autistas muitas vezes têm um cérebro que compreende melhor através de imagens. As crianças com autismo, regra geral, apresentam dificuldades em aprender a utilizar corretamente as palavras, mas se obtiverem um programa intenso de aulas haverá mudanças positivas nas habilidades de linguagem, motoras, interação social e aprendizagem é um trabalho árduo precisa muita dedicação e paciência da família
MÓDULO 06
Estudantes autistas já testaram e aprovaram um jogo digital sobre cores, criado por dois professores e três estudantes do curso de tecnólogo de análise e desenvolvimento de sistemas do Instituto Federal do Piauí, campus Teresina central. A primeira ferramenta desenvolvida pela equipe de pesquisa é para ensinar as cores primárias – vermelho, amarelo e azul –, mas o jogo, denominado G-TEA, será ampliado para possibilitar o ensino de letras, números, formas, sons, animais.
Mostre que você entende o que ela quer e que gosta da ideia que ela teve. Dessa forma, você vai conseguir começar uma brincadeira e conquistar a atenção dela de forma mais natural. Dica: as atividades sensório sociais são as preferidas – correr, esconder, jogar para cima, serra-serra e etc.
MÓDULO 07
Foram feito análise do Comportamento Aplicada (ABA, do inglês Applied Behavior Analysis) é uma das terapias para autismo mais recomendadas por especialistas. Inclusive é a ciência da aprendizagem recomendada pela Organização Mundial da Saúde para pessoas com desenvolvimento atípico, especialmente o autismo.
MÓDULO 08
De acordo com estudos um RBT é um paraprofissional que trabalha individualmente ou em pequenos grupos com clientes e suas famílias que lidam com desafios comportamentais de aprendizagem.
MÓDULO 09
Pessoas com TEA, temos que utiliza uma abordagem sistemática, baseada na análise do comportamento, para ensinar habilidades e reduzir comportamentos problemáticos. Alguns princípios fundamentais incluem: Reforço positivo: identificar e recompensar comportamentos desejados para incentivar sua repetição.
MÓDULO 10
A mensuração é o diagnóstico clínico é baseado na observação direta do comportamento do paciente e de entrevistas com os pais.
MÓDULO 11
Neurologistas e psiquiatras especialistas em autismo são os mais indicados para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA realizando a primeira avaliação clínica, levantando as hipóteses do caso e solicitando posteriormente a avaliação neuropsicológica com psicólogo ou neuropsicólogo especialista.
MÓDULO 12
O autismo verbal é uma forma de transtorno do espectro autista (TEA) em que a criança apresenta dificuldades significativas na comunicação verbal. Portanto, uma detecção precoce é crucial para que a intervenção e o suporte adequados possam ser oferecidos o mais cedo possível.
MÓDULO 13
São eles: nível 1 (autismo leve), nível 2 (autismo moderado) e nível 3 (autismo severo).
MÓDULO 14
Dois dos principais testes usados para confirmar o diagnóstico de TEA são a Entrevista de Diagnóstico de Autismo Revisada (ADI-R) e a Programação de Observação Diagnóstica para Autismo (ADOS).
MÓDULO 15
Dentre os procedimentos possíveis temos: estratégias comportamentais de modificação do comportamento, uso de comunicação suplementar e/ou alternativa como apoio para compreensão/ expressão, estratégias sensoriais, e também procedimentos mais invasivos, como contenção física e mecânica, medicações e, em algumas situações, intervenções em unidades de urgência / emergência.
MÓDULO 16
Uma pessoa com TEA tem a Garantia de atendimento prioritário a pessoas com o espectro. Capacite seus profissionais para proporcionar o melhor atendimento. Reserve um local onde luz, sons e trânsito de pacientes possam ser controlados. Ofereça uma área onde o Autista possa ficar confortável com seus passatempos prediletos.
MÓDULO 17
A atuação profissional com pessoas com TEA exige um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes específicas. É fundamental que os profissionais envolvidos
compreendam as particularidades do espectro autista e adotem práticas baseadas em evidências científicas
MÓDULO 18
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem um papel crucial na humanização da saúde, pois protege informações pessoais e sensíveis dos pacientes.
MÓDULO 19
O atendimento humanizado na telemedicina é fundamental para garantir que os pacientes se sintam compreendidos e cuidados, mesmo à distância.
CERTIFICADO
Com um certificado nessa área, você está melhor preparado para impactar positivamente a experiência do paciente e contribuir para um sistema de saúde mais humano e eficiente.
REFERÊNCIAS E AVALIAÇÃO
REFERÊNCIA DE BIBLIOGRÁFIA:
A citação é uma marca do dialogismo linguístico, feita para sustentar uma hipótese, reforçar uma ideia ou ilustrar um raciocínio. Oferece ao leitor respaldo para que possa comprovar a veracidade das informações fornecidas e também possibilitar seu aprofundamento.
AVALIAÇÃO DE CURSO:
A avaliação do treinamento é o processo sistemático de coletar informações com o intuito de aperfeiçoar o seu programa de capacitação.